Pular para o conteúdo

Wayuu, a bolsa colombiana

30/07/2013

Há cerca de 1 mês descobri navegando por ai (acho que foi pelo blog Garotas Estúpidas) as bolsas Wayuu, de origem colombiana, e fiquei apaixonada! Não só pelas cores incríveis e pela padronagem super diferente, mas também pela história e tradição dessas peças.

Pesquisando um pouco mais descobri que as Wayuu são peças únicas, todas feitas a mão pelas mulheres da tripo Wayuu, que vivem entre a Colômbia e a Venezuela. Não há uma bolsa igual a outra e as cores fortes são bem tradicionais dessa região/cultura. Elas são feitas com um tipo de crochê e hoje são uma das principais fontes de renda da tribo.

wayuu_tupatrocionio

Por sorte ou coincidência, um tempo depois eu me mudei para a Colômbia! E, claro, já estou louca atrás da minha legítima Wayuu!

wayuu_flickr

 

Quem também ama peças originais e cheias de história?! ;)

Fotos: garotasestupidas.com.br/ tupatrocinio.com / flickr
8 Comentários leave one →
  1. Juliana permalink
    30/08/2013 10:13 pm

    Olá! Gostaria de saber como posso comprar do Brasil, e quanto custa uma bolsa dessas por ai!

  2. lara barrio nuevo permalink
    29/09/2013 11:10 am

    Olá, estou indo para Colômbia no final do ano, vou para Caracas e depois para cartagena, sabe por lá onde posso comprar essas bolsas .

  3. DaniPinto permalink
    15/10/2013 9:55 pm

    Estou a caminho de Bogotá. Como faço para ter acesso as bolsas originais? E fácil do centro chegar a uma tribo? Custa em média quanto?

    • 31/10/2013 7:29 pm

      oi Dani, as originais só na tribo, que fica no norte da Colombia, perto da fronteira com a Venezuela. Em Bogotá você acha, mas dificil ter certeza da procedência (todos falam que é a verdadeira, mas não é bem assim). Custam entre 60 e 80 dólares. Bjs!

Deixe um comentário